Seg, Jun

A Escola de Comunicação Paulo Apóstolo da Diocese de Marília quer constituir-se como um espaço de formação de agentes da Pastoral da Comunicação e também de outras pastorais e movimentos para que sejam, em suas comunidades paroquiais, protagonistas da evangelização e respondam, com vigor, ao mandato missionário de Cristo (cf. Mt 28,19).

A Pastoral da Comunicação (Pascom) lançou, nesta quarta-feira, 17 de agosto, um portal web para informação, formação e evangelização de agentes em todo o Brasil. O lançamento é fruto das decisões tomadas na reunião dos bispos referenciais e comunicação e os coordenadores regionais realizada em Aparecida (SP), nos dias 13 e 14 de julho.

Na noite do último sábado (7), grande quantia de fiéis esteve presente na Igreja Matriz de São José, que naquela noite acolhia uma intenção especial: a de lembrar a importância dos meios de comunicações, inclusive para a vivência cristã. Exemplo vivo é o apostolado da Pastoral da Comunicação (Pascom), que na cidade atua por meio da divulgação de notícias, fornecimento de conteúdos de formação, cobertura de celebrações, entre outros.

A Pastoral da Comunicação (Pascom) diocesana vai promover o “Curso Prático de Fotografia e Texto para Mídias Digitais”. Destinado aos agentes de pastoral e movimentos das comunidades paroquiais, o objetivo do curso é proporcionar conteúdo e prática para que as paróquias fortaleçam a ação evangelizadora nas redes sociais e melhorarem a articulação nas plataformas da web.

O Vaticano comunicou, na manhã de ontem, 29, que o tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2016 será “Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo”. A celebração é motivada pelo Conselho Pontifício para as Comunicações. Na 50ª edição, o evento será comemorado, no domingo, 8 de maio, por ocasião da Solenidade da Ascensão do Senhor.

No terceiro e penúltimo dia do 9º Muticom, em Vitória, os jornalistas Elson Faxina e Caco Barcellos discutem, respectivamente, missão do jornalismo católico e espetacularização da notícia. Na ocasião, CNBB e Rede Século 21 lançam curso de educação a distância.

A missa da Ascensão do Senhor celebrada no dia 17 de maio na Paróquia Nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista, marcou também o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais onde os membros da PASCOM (Pastoral da Comunicação) participaram apresentando alguns objetos de comunicação durante a missa que foi marcada ainda pela apresentação da Mensagem do Papa Francisco para o dia das Comunicações.

22/03/2014 - Comunicar (Comunicação como Diálogo e partilha da experiência da Pascom Vera Cruz)

26/10/2013 - Comunicar (Rádio)

28/09/2013 - Comunicar (Redes Sociais)

24/08/2013 - Comunicar (Jornal)