23
Sex, Fev

Espaço reservado para notícias sobre as pastorais, movimentos e serviços

A Pastoral da Criança – regional Diocese de Marília – realizou no último dia 23 de janeiro, o repasse de recursos financeiros arrecadados pela Campanha dos Pequenos Reis Magos. A ação social, promovida em parceria com a Pastoral da Catequese, teve início no período missionário - em outubro de 2017, e foi encerrada, neste mês, durante a “Festa dos Reis Magos”.

Com o tema "Acima de tudo o amor", Marília sediou o XVII Encontro Provincial de Surdos e o XII Encontro de Intérpretes católicos. Os eventos, que contam com a presença do Bispo Diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, e do Pe. Admilson Luiz Ferreira, coordenador diocesano de pastoral, aconteceram nas dependências da Paróquia Santa Isabel, ontem, dia 19, e são organizados pela Pastoral diocesana do surdo e pela Comunidade Éfeta.

Fotos: Ricardo Molina | Rede de Comunicação No Meio De Nós

Jovens de toda a Diocese celebraram, ontem, 19, o Dia Nacional da Juventude (DNJ). O evento, que ocorreu no Centro Universitário de Adamantina (Unifai - Campus I), reuniu centenas de jovens ao som de Raul Sabino, Levitas, Avenida 37 e bandas regionais, pregação de David Fernandes e tenda vocacional.

Desde a última sexta-feira, dia 17, até a manhã deste domingo, agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Marília participaram, em Agudos (SP), do Encontro Estadual de Comunicação do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Representantes da Diocese de Marília estiveram participando do Encontro dos delegados do Sul I, nos dias 15, 16 e 17, em Jales, em preparação ao Intereclesial das Cebs que acontecerá em Londrina de 23 a 28 de janeiro de 2018. Os delegados foram acolhidos pelas comunidades e famílias da cidade. Também pelos bispos D. Reginaldo e Dom Demétrio, emérito de Jales. Cerca de 350 delegados estiveram presentes.

Cerca de 420 crianças e adolescentes de todo o Estado de São Paulo participaram do IV Encontro Regional da Infância Missionária (Eriam) que aconteceu nas dependências da Paróquia Santo Antônio, em Marília. A iniciativa contou com a presença do Pe. Maurício Silva Jardim, diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM).

Com o tema “ CEBs E OS DESAFIOS DO MUNDO URBANO” a região pastoral 3 reuniu-se no dia 30 de julho no salão Paroquial de Tupi Paulista para refletir e partilhar suas experiências de fé em comunhão e preparação ao 14 Intereclesial das CEBs que acontecerá de 23 a 27 de janeiro de 2018 em Londrina-PR.

Nos dias 15 e 16 de Julho ocorreu o Encontro do sub Regional das Comunidades Eclesiais de Base - CEB´s de Botucatu, na cidade de Rinópolis, este encontro foi celebrativo, foi trabalhado a espiritualidade baseada nas raízes cristã e renovada na força de Deus que age no próximo.

No dia 2 de julho, a Irmã Custódia Maria Cardoso, CIIC, veio na cidade de Osvaldo Cruz/SP para realizar o 2º Encontro de Música Litúrgica Pastoral. Estiveram presentes cerca de 250 inscritos das diversas paróquias da diocese de Marília.

Acontece nesta sexta-feira, dia 07 de julho, das 08h às 17h no auditório da Reitoria da UNIMAR a “XI Conferência Municipal de Assistência Social”, cujo o tema será “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. O evento, que ocorre a cada dois anos, é uma oportunidade dos cidadãos e usuários fazerem suas propostas para as políticas públicas de assistência social nas três esferas: municipal, estadual e federal.

Faltando 40 dias para o início do 10º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) mais de 200 pessoas já realizaram a inscrição para o evento, que acontece entre os dias 16 e 20 de agosto, em Joinville (SC). Com o tema “Educar para Comunicação”, a iniciativa busca ajudar na compreensão da comunicação como instrumento de comunhão e progresso humano, assim como também pretende auxiliar e aprimorar a leitura de conteúdos disponibilizados pelas diversas mídias.

Em 2018, será realizada a XV Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. No processo de preparação, ocorre a fase de consulta, quando o povo de Deus pode enviar contribuições e respostas ao questionário disponibilizado pela Santa Sé. O bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Vilsom Basso, explica como os jovens brasileiros podem participar.

No dia 04 de março aconteceu a reunião da Sub-região de Botucatu da Pastoral Carcerária em Marília, na paróquia Sagrado Coração de Jesus. O encontro foi das 8h às 13h e contou com a presença do coordenador da sub-região, Pe. Orlando de Almeida Alves, de Assis e mais 29 pessoas das dioceses: Marília (14), Araçatuba (2), Lins (6), Bauru (4), Ourinhos (2) e Assis (mais uma) e do coordenador estadual da pastoral carcerária, Deyvid Tadeu Livrini Luiz.

A Pastoral Familiar da Diocese de Marília tem nova coordenação a partir deste ano. Em reunião realizada no último sábado, em Tupã, foi escolhido o casal Rui Gonçalves Alves e Lourdes José dos Santos Alves, que pertencem à Paróquia Sagrada Família, de Lucélia. Eles ficarão no cargo por dois anos e esse prazo poderá ser renovado por mais dois.

A Escola de Comunicação Paulo Apóstolo da Diocese de Marília quer constituir-se como um espaço de formação de agentes da Pastoral da Comunicação e também de outras pastorais e movimentos para que sejam, em suas comunidades paroquiais, protagonistas da evangelização e respondam, com vigor, ao mandato missionário de Cristo (cf. Mt 28,19).

Romeiros de dezenas de municípios do estado de São Paulo e de outros estados visitaram o Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Vera Cruz, na 32ª edição da Romaria Interdiocesana do Apostolado da Oração, neste domingo, 18 de setembro. O evento neste ano marcou o Jubileu da Misericórdia do Apostolado e contou com a participação especial do Padre Eliomar Ribeiro, SJ-Diretor Nacional do AO-MEJ-Brasil.

A Pastoral da Juventude (PJ) do Regional Sul 1 se reúne no próximo dia 18 de setembro para a realização da 22ª Romaria Estadual da Juventude, na Praça da Sé, em São Paulo. Estima-se participação de pelo menos 5 mil jovens, vindos dos grupos de base da PJ de todo o estado de São Paulo, para comungar do evangelho pregado por Jesus Cristo em uma grande celebração Mariana. O evento terá início às 4 horas, com a concentração na praça.

A Pastoral da Comunicação (Pascom) lançou, nesta quarta-feira, 17 de agosto, um portal web para informação, formação e evangelização de agentes em todo o Brasil. O lançamento é fruto das decisões tomadas na reunião dos bispos referenciais e comunicação e os coordenadores regionais realizada em Aparecida (SP), nos dias 13 e 14 de julho. 

Ano Nacional do Laicato
Notícias do Ano do Laicato
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais